sábado, 9 de abril de 2011


       Uma das coisas que mais chamam a atenção em uma Reunião das Filhas de Jó é a beleza dos nossos paramentos. Quem não fica encantado com as lindas vestes brancas trançadas com cordões, transformando as meninas em retratos parecidos com os de Anjos? E o que dizer das belas capas de veludo roxo e das coroas brilhantes as quais adornam as Filhas que compõem a tríade?
       Em um primeiro momento, ao visitante leigo, pode parecer que toda a beleza da roupa das Filhas de Jó é apenas um atrativo para as meninas em idade apta se interessarem pela Ordem. Porém, ao sermos iniciadas, descobrimos que o paramento traz em si profundos significados filosóficos e morais.
      Cada vez que utilizamos nossas vestes somos convidadas a refletir sobre alguns valores: pureza, união, fé, levar uma vida justa e correta e, principalmente, a IGUALDADE entre nós.
       O uso do paramento tem algumas exigências: não se deve usar esmalte escuros nas unhas, nem brincos, pulseiras, maquiagem, etc. Isso muitas vezes é visto com uma resistência por parte de algumas Filhas de Jó, que acabam desrespeitando essas regras por acreditarem que são "sem importância" ou que os regulamentos estão sendo "rígidos demais". Mas não são.
       A primeira coisa que devemos ter em mente é que o Bethel é um lugar especial e o momento em que nos reunimos também é especial. Por isso, não devemos esperar ter a mesma conduta que temos no mundo "lá fora". Não é que dentro do Bethel vamos ter uma conduta e lá fora outra. Mas é que dentro do Bethel estamos REFLETINDO sobre algumas questões que, geralmente, na correria do dia a dia, não paramos para pensar. Como dito antes, a veste das Filhas de Jó nos convida a refletir sobre a busca dos mais altos ideais. Assim que as colocamos devemos nos perguntar: "Eu vivo de forma condizente com esses ideais?". Quando amarramos nossos cordões: "Eu vivo em união com minhas irmãs?". "Eu busco viver de forma pura?", "Minha forma de agir reflete o que esse paramento significa?", são outras perguntas que podem ser feitas. "Estou preparada para mostrar meu rosto às minhas irmãs, sem maquiagem, sem enfeites, sem artifícios? Estou pronta a me mostrar como realmente sou?".
       Ao cuidarmos da nossa aparência quando estamos de veste, como veste bem passada, limpa, refletimos o cuidado que temos conosco. O paramento é algo sagrado para nós e se não cuidamos bem dele ou se não nos importamos com a nossa aparência quando estamos usando ele, isso mostra que não damos a devida importância ao que nos é sagrado.
        Não usar maquiagem, esmaltes, brincos, anéis é um treinamento pra ficarmos mais desprendidas dessas coisas materiais. E desprender-se é um gesto de confiança, mostrando pras outras irmãs que elas também podem se desprender. Maquiamo-nos, na maioria das vezes, pra ficarmos diferentes, causar uma melhor impressão no mundo lá fora, já no Bethel, não queremos uma aparecendo mais que a outra, mas sim fortalecer a nossa união, a nossa igualdade e desprendimento das coisas mundanas.
         Cabelos soltos e bem penteados, veste bem passada e no comprimento certo, meias e sapatos em bom estado também refletem não só o respeito com o paramento, mas com as pessoas que vão às reuniões nos assistir e principalmente respeito por nós mesmas.
          O Paramento das Filhas de Jó representa os mais altos ideais e a forma que você o utiliza mostra a todos quem você é. Lembre-se disso a próxima vez em que for se vestir para uma reunião. Afinal quem ama cuida, e SE cuida.

Texto da irmã Camila da Silva Vieira Prado

domingo, 3 de abril de 2011

Indicação da Quinzena

Visando uma maior dinamização nas atividades, incluimos e sugerimos a cada reunião ritualística que uma filha indique um filme, um livro, uma música e um site, a partir de hoje compartilharemos essas indicações com todos os leitores do blog.
A indicação de hoje (03/04/2011) foi feita pela irmã Júlia Heiza (@Julhinha2905) - Membro do Coral.

Livro: "Querido John" do autor Nicholas Sparks
Sinopse: Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar tudo de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.

Filme: "Cartas Para Julieta"
Gênero: Comédia Romântica
Sinopse: Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora e juntamente com noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ve5aUbb7gA8

Música: Só pro meu prazer - Leoni

Site capricho.com.br